Um software ERP pode proporcionar diversos benefícios para uma empresa, desde a organização dos processos ao aumento da produtividade em geral.

O que poucas pessoas sabem é que o sistema ERP também pode ajudar uma empresa a aumentar seus canais de aquisição e alavancar a receita do negócio.

Confira como tudo isso é possível através da metodologia exclusiva do consultor em ERP da DX IT Consulting. Acompanhe mais abaixo!

Benefícios da Consultoria em ERP

Você já deve saber que um dos grandes benefícios do sistema ERP é gerar economia para a empresa. 

Isso acontece porque o software ajuda a otimizar os processos do negócio, o que leva a um ganho de agilidade, diminuição dos erros, resolução rápida dos problemas e a uma visão completa dos processos para a tomada de decisões estratégicas, que visam o aumento da produtividade e a redução dos custos.

Porém, cerca de 64% dos negócios que contratam um ERP ainda precisam investir em adaptações no software, visando aumentar a aderência do sistema aos processos da empresa.

É por isso que a maioria das organizações contratam um consultor em ERP – para fazer com que o sistema seja parametrizado de acordo com as necessidades do negócio, personalizando ao máximo seu funcionamento.

Mas os resultados financeiros podem ser ainda melhores: não basta apenas gerar economia, sua empresa pode aumentar a captação de vendas com esse sistema. 

Essa é a metodologia exclusiva do consultor ERP da DX IT Consulting. Entenda agora como ela funciona!

Como trabalha o consultor em ERP da DX

O processo de consultoria em ERP desenvolvido pela DX se aplica a diversos sistemas ERP, como Totvs, SAP e Sankhya.

A consultoria é indicada para todas as empresas que desejam aumentar sua receita e otimizar seus processos com o sistema ERP que já possuem, ou que estão em vias de utilizar.

Desse modo o consultor em ERP da DX trabalha tanto com empresas que já finalizaram a implantação do sistema, como as que estão implantando ou estudando qual ERP utilizar.

O passo-a-passo dessa metodologia você confere a seguir.

1. Consultoria é a Solução para sua Empresa?

O primeiro passo do consultor em ERP é conversar com sua empresa e entender quais são as necessidades dela neste momento.

Talvez sua organização esteja decidindo qual ERP utilizar e precise de suporte para realizar a implantação de modo mais ágil e assertivo.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com a Bravi Distribuidora, que decidiu mudar seu sistema e, com o consultor em ERP da DX, alcançou seu objetivo em tempo recorde.

Ou talvez sua empresa já esteja com o ERP implantado, mas identificou que pode melhorar sua aderência para obter maior produtividade.

Esse primeiro contato pode ser feito por telefone, videoconferência ou através de uma visita à empresa pelo nosso consultor em ERP.

Para isso, você pode conversar com a gente deixando seu contato aqui.

2. O Trabalho do Consultor em ERP

Após avaliarmos que a consultoria em ERP da DX é a solução ideal para as necessidades da sua empresa nesse momento, podemos iniciar o projeto, que geralmente inclui:

Uma das grandes vantagens da nossa consultoria ser independente é que não ficamos presos às soluções oferecidas pela marca A ou B. Nós buscamos no mercado as soluções que sejam capazes de atender melhor às necessidades do negócio.

Isso é o que chamamos de know-how-to-know, ou seja, nós sabemos como saber. Significa que, nos casos em que ainda não conhecemos a solução ideal para o problema, nós buscamos esta solução no mercado e integramos com os sistemas já utilizados em sua empresa, oferecendo, assim, sempre os melhores recursos.

3. Novos Canais de Aquisição

Uma das grandes funcionalidades dos sistemas ERP que frequentemente passam despercebidas é sua capacidade de integração com plataformas de vendas online, como e-commerces e redes sociais.

Com a transformação digital que vem ocorrendo nas empresas nos últimos anos, acelerada pela pandemia de Covid-19, muitos profissionais perceberam que a digitalização dos processos de vendas é inevitável e inadiável.

Seja o negócio B2B, B2C, ou de qualquer outro formato de relacionamento com o cliente, nós conseguimos criar um processo de vendas online, seja em um e-commerce ou pelas redes sociais – e integrar todo o processo de vendas ao ERP.

Isso significa que o cadastro dos produtos, do modo como ele já é feito no sistema de gestão, ou seja, utilizando categorias, preços, variantes, estoque, dentre outras, pode ser enviado direto para a loja online, poupando o trabalho de cadastrar todos os seus produtos dentro do e-commerce.

A integração proporciona muita segurança às suas vendas online, pois informações como novos pedidos, quantidade de itens em estoque e cadastro de clientes, por exemplo, são realizados na loja online e entram direto em seu sistema ERP, do mesmo modo que a venda feita em loja física, com o vendedor.

Dessa forma, sua empresa consegue vender online para qualquer lugar que deseje, com controle e segurança, sem grandes custos com a manutenção da loja online, que pode vender 24h e ainda dispensar o envolvimento de vendedores.

4. Maior Potencial de Receita

A captação de clientes pela internet é a grande aposta da maioria das empresas que estão crescendo nos últimos anos, seja no modelo B2B ou B2C.

Segundo o portal Ecommerce Brasil, a participação do comércio eletrônico na receita total da empresa B2B aumentou em 62% no Brasil no ano de 2020.

Enquanto o B2B movimentou R$ 2,39 trilhões em 2019, o comércio online B2C alcançou R$ 79,9 bilhões, segundo a e-bit.

Muito do crescimento dos canais digitais é atribuído ao aumento da confiança sobre as transações online. Além disso, a acessibilidade à internet e a profissionalização dos canais de vendas virtuais fizeram com que o hábito de comprar online ficasse cada vez mais comum.

Como muitas organizações ainda estão dando os primeiros passos nas vendas online, a integração da loja online com o software ERP tem se mostrado uma grande oportunidade de iniciar no universo digital.

5. Em quanto tempo você vê resultados?

Os resultados do processo de consultoria podem levar mais ou menos tempo, dependendo do cenário atual da sua empresa.

Caso você ainda não possua ERP, o resultado é visível imediatamente, uma vez que ajudamos desde a negociação com software house até a finalização do processo de implantação, fazendo com que este seja ainda mais proveitoso.

Nos casos em que a empresa está iniciando a implantação, nosso consultor em ERP intermediará todas as fases de implantação, focando apenas no que interessa para o cliente, de acordo com suas regras de negócio.

Para empresas que já finalizaram a implantação do ERP, conseguimos criar um planejamento de melhores práticas, para que a companhia absorva o máximo que o sistema pode oferecer.

Pronto para começar?

Se você se identificou com esse texto, provavelmente se beneficiará bastante do trabalho do consultor em ERP da DX IT Consulting.

Nós podemos ajudar sua empresa a realizar a transformação digital e crescer cada vez mais com consultoria e tecnologia.

Entre em contato com a gente para receber uma apresentação personalizada de nossas soluções!

Divulgue este artigo

Uma resposta